ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS NA OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: estudo de caso da empresa selecta embalagens

Luiza Fassarella Cassaro, Anderson Soncini Pelissari, Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez

Resumo


Este estudo buscou identificar e levantar as estratégias de marketing presentes em uma microempresa de embalagens, a Selecta, como ferramenta para a consolidação de uma vantagem competitiva. A identificação de estratégias de marketing é de grande importância para as empresas que procuram melhor se posicionar e se diferenciar de seus concorrentes, gerando mais lucro e, também, satisfação aos seus clientes. Realizou-se uma pesquisa empírica, descritiva, com abordagens: qualitativa e quantitativa; por meio de um estudo de caso da Selecta. Para chegar a uma análise próxima da realidade da empresa, foram realizadas pesquisas em forma de questionário com os clientes, sendo os resultados emparelhados às respostas da entrevista com o principal responsável pela Selecta. Por meio do uso desta metodologia, foi possível concluir que os diferenciais de valorização do cliente e a qualidade de produto são os principais fatores na aplicação das estratégias de marketing, pela organização sob estudo; além disso, constatou-se que tais fatores geram vantagens competitivas e reforçam a necessidade de a empresa mantê-las, para evoluir estrategicamente e assegurar maior consolidação no mercado.

Palavras-chave: Estratégia de Marketing; Vantagem Competitiva; Embalagens Plásticas.


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ISSN (e) 2238-4170